quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Pedra e Turismo - 4º período


Com a construção de Brasília a exploração do quartzito se intensifica e visitantes descobrem um cidade do século XVIII, em ruínas mas pouco alterada devido ao isolamento, com um folclore intenso e natureza magnífica.

1960 - Brasília e a exploração de pedras.

Fatos: Com a construção de Brasília iniciou-se uma exploração mais intensiva do quartzito-micáceo.
1960: Nesta década aconteceu o calçamento urbano (pé-de-moleque) com as sobras da pedreira.
1968: A televisão chega a cidade.
1980: Foi inaugurada a primeira ligação por asfalto, a GO-431 (BR-153). Nesta década chegaram à Pirenópolis os "hippies", montando comunidades alternativas e produzindo artesanatos. .
1987: A estrada para Corumbá foi asfaltada.

1990 - O turismo é a atração

Fatos: Pirenópolis passa a fazer parte integrante do roteiro turístico de Pirenópolis, atraindo milhares de visitantes. O turismo passa a ser uma das principais fontes de renda da população urbana. Nesta década surgiu praticamente toda a infra-estrutura e os principais atrativos turísticos.
1991: É inaugurada a Pousada dos Pireneus, o maior empreendimento turístico de Pirenópolis.
1997: Foi iniciado um processo de revitalização do Centro Histórico com a restauração das igrejas, reconstrução do Cine-Pireneus e reforma do Theatro de Pirenópolis.
2000: A Ponte do Rio das Almas é totalmente reformada.
2002: A fiação elétrica do Centro Histórico passa a ser subterrânea. Um incêndio consome totalmente a Igreja Matriz de Pirenópolis, sobrando apenas as paredes.

Nenhum comentário: